Desafios de ser um escritor

Hoje o post é dedicado aos meus colegas de hobby/profissão: a escrita.

Bom, bem mais do que falta de inspiração, revisão, leitura e imaginação, muitos outros desafios rondam essa profissão perigosa. Então, eu, que já percorro essa estrada a algum tempinho (quase 6 anos HAHA), vou dar algumas dicas que podem muito ajudar quem está começando, ou quem já é profissional. Porque dica nunca é demais. Filosofia própria, essa.

 

1) Falta de Inspiração. O que fazer?!

Respire. Você não é o primeiro nem o último a ter uma crise “inspiracional”. Eu mesmo já tive uma que durou 5 meses. Rachel de Queiroz só lançava os livros dela de 15 em 15 anos. É para se pensar. HAHA.

Então, não há nada de errado em ficar alguns dias ou semanas sem escrever. É até bom, porque quando você volta, quer escrever um monte! Enquanto isso, veja filmes, leia livros que você goste, enfim, divirta-se. Porque quando você menos esperar, está escrevendo seu novo capítulo.

 

2) Ninguém começa famoso!

Essa semana eu dei um autógrafo. Sério. Vocês conseguem acreditar nisso? (Dei porque fiquei em segundo lugar no Concurso Cultural Jorge Amado, lá em Curitiba HAHAH). Vocês podem pensar: “Afe! Depois de seis anos escrevendo acha muito dar um autógrafo?” E eu respondo: Acho muito sim. Todo escritor quer ser conhecido, mas bem poucos sabem ser determinados e pacientes o bastante para isso. Eu, por exemplo, ainda estou atrás de uma editora!

É como o título disse: ninguém começa famoso! Você começa só com você e seu computador (ou, caso queira, pode postar seus textos na Nossos Romances Adolescentes), não há ninguém que vai jogar rosas em você e gritar: LINDO! CONTINUE!

É chato, eu sei, mas é a vida. Se nem meus pais me apoiaram, sinta-se vitorioso se sua mãe/pai lhe disser: Filho, parabéns. HAHA!

 

3) Poucas pessoas podem realmente viver para a literatura!

Acho que essa é uma das coisas mais chatas que tive de aprender. Meu sonho é passar um dia inteiro escrevendo, escrevendo, escrevendo. Mas como? Tenho escola, tenho os trabalhos para fazer, tarefas, cursinho pré-vestibular… Ou seja, não se sinta mal se você não puder viver exclusivamente escrevendo… Quem sabe depois que você publicar algo?

 

4) Editoras não são bacanas com você!

Triste, eu sei. Mas todos que já enviaram um original para uma editora sabem do que eu estou falando. Muitas nem ao menos se dão ao trabalho de dizer: “Desculpe, não podemos publicar seu livro.” Simplesmente ficam quietas.

Mais uma vez, o negócio é perseverar. Quem acredita sempre alcança, já dizia Tia Neguinha.

E, claro, tentar melhorar seu livro. Agora, para terminar:

 

5) Revisão é a coisa mais necessariamente chata do planeta!

Ter talento é 60% do potencial de um escritor, a revisão são os outros 40%. Sério. Depois da revisão, aquela enxugada básica, seu livro fica simplesmente outro. Corrigir falhas de continuidade, ortografia, gramática, semântica, e todas as outras categorias que só uma velha e chata aula de Língua Portuguesa pode lhe ensinar.

Revisar é melhorar. Revisão é necessária. Infelizmente.

Basicamente, é isso.

De resto, enquanto você perseguir esse seu sonho de ser um grande escritor ou escritora, você vai aprender todas as manhas que essa profissão tem. Mas a maior delas, sem dúvida é: leitura. Todo excelente escritor é um leitor melhor ainda!

Um beijo e, quem sabe, nos vemos numa livraria!

Sim, eu ainda sonho com a publicação de Nebulosa!

Etiquetado , ,

2 pensamentos sobre “Desafios de ser um escritor

  1. Thai disse:

    Achei as dicas ótimas, ser escritor é uma profissão perigosa mesmo! Amei *-*

Deixe um comentário

