Adeus à José Saramago

A literatura mundial ficou um tanto quanto mais triste e burra esse fim de semana. José Saramago despede-se deste planeta deixando muito mais do que simples livros. Deixou conhecimento, deixou sabedoria, deixou reflexões.

Saramago foi um dos poucos autores que me entenderam enquanto jovem filósofo. Seus questionamentos pareciam ter saído diretamente da minha cabeça. É por isso que acredito que ele vai fazer falta não só por sua literatura inteligente, sábia e bela, mas também por todo o impacto que ele soube causar.

Um ídolo, um herói, um amigo que não sabia que era meu amigo. Adeus, Saramago. Todos nós amargamos esta perda incomensurável às nossas estantes e vidas.

Etiquetado ,

2 pensamentos sobre “Adeus à José Saramago

  1. Eu tenho uma espécie de maldição dentro de mim. Bastou que eu lesse “O Conto da Ilha Desconhecida” e gostasse estupidamente do estilo literário do cara, ele vai e se vai.
    É sempre assim com bandas espanholas: eu viro fã, elas se separam ou chegam ao fim da carreira.
    Baseado nisso, só tenho uma coisa a dizer: proteja-se, Doug!

  2. Maria Raquel disse:

    “A literatura mundial ficou um tanto quanto mais triste e burra esse fim de semana.”

    Com certeza.
    Com a morte de Saramago vem a morte da literatura de língua portuguesa. O último dos grandes escritores.
    Ele sabia do que falava. Tinha certeza em todas as suas crenças e não queria agradar ninguém.
    Acho que essa era sua principal característica. Ele sempre escrevia sobre o que queria, sem se importar com a repercussão.
    Um rei dos livros, que deve ser lembrado sempre.
    Afinal, não é todo mundo que ganha um Nobel.

    “Foi dito uma vez que a morte dá sentido à vida. Mas se a vida não se der sentido, não é a morte que dará.”
    José Saramago

Deixe um comentário

