Sabedoria fluída

Pessoas lutam para serem sábias, inteligentes, e toda a vertente de qualidades que envolvam as capacidades de julgar e pensar. Mas eu acho que você só se torna realmente inteligente e/ou sábio quando para de tentar se tornar inteligente e/ou sábio, e simplesmente se transforma em algo totalmente novo, seja através da experimentação ou da mera leitura de um livro velho. Experiência própria.

Não, não me acho o sábio, Dr. Sabe Tudo. Pelo contrário, quanto mais eu aprendo, mais eu vejo que não sei é de coisa nenhuma. Mas não busco a sabedoria. Não uso um Wayfarer preto para dizer que sou inteligente, não uso suspensório e muito menos camisa de botão. E, ah, não, não uso canetas no bolso desta mesma camisa. Agora mesmo, estou trajando uma calça preta, uma camisa idem, com uma inscrição muito engraçada e esqueci meus óculos em casa. Mas isso não faz de mim um “desábio” ou burro.

Você só vai ser sábio quando dedicar mais tempo à leitura do que à própria busca da sabedoria, ou talvez, você seja um sábio sem ao menos saber ler. Como minha avó foi. Posso dizer, com certeza, que quem alcança o nível de sabedoria daquela jovem senhora, pode se considerar uma das pessoas mais sábias do mundo.

Pare de tentar ser nerd. Pare de buscar acessórios que mostram aquilo que você não é. Se você for um CDF, ou mesmo um nerd, irá transparecer sem que perceba. Se lembra que eu falei que não uso nada “nerd”? Pois bem, mas nem por isso deixo de tirar 100 em Biologia ou História. Não forço o que não sou. Simplesmente… sou.

A Sabedoria só chega até você quando você para de procurá-la, repito. A vida é curta demais para você ficar tentando impressionar pessoas que vivem bem sem seu teatrinho básico. E, ah, para terminar: ouçam Marina and The Diamonds. É ótimo. Uma pena que não é nerd… ¬¬’

Etiquetado

Um pensamento sobre “Sabedoria fluída

  1. Luiza disse:

    muito bom, ”quanto mais eu aprendo, mais eu vejo que não sei é de coisa nenhuma” : exatamente o que eu sinto… 🙂

Deixe um comentário

